A Menina de Patins – Vida de Ator

Hello meus amores, como vão?

46jWx

Espero que estejam bem. Primeiramente peço a vocês desculpas pela demora, mas faz parte da vida, imprevistos acontecem, não é mesmo?!

Em segundo lugar, gostaria de dizer que esse é um texto extra, para compensar minhas faltas, mas acho mais coerente, dada a minha ausência e todos os acontecimentos nos últimos dias, que esse tenha mais relevância que o original – ou não.

Só saberá quando ler os dois, mas deixarei isso a critério de vocês – e obviamente, da editora.

Esse é meu primeiro texto em que não faço piadas, não começo com uma introdução engraçada e tento fazê-los rir.

Talvez seja porque não achei espaço nesse aqui para falar de algo que, na maioria das vezes, não temos conhecimento ou que não buscamos a informação para entender.

É verdade que assuntos delicados precisam ser tratados com um pouco mais de coerência para que evitem equívocos, então tentarei ser o mais sucinta e simplista na explanação.

Na semana passada divulgamos um vídeo sobre teorias e ia tudo muito bem, até que – a partir do minuto 06:55 – uma pessoa grita com Sam e Caitriona.

Você não leu errado, uma pessoa GRITA com os dois para que calem a boca, deixando-os sem graça e obviamente bem constrangidos.

Você pode até se questionar quem é essa pessoa que chegou do nada, dando ordens e que, apesar de não terem prontamente obedecido, gerou um visível desconforto na frente de todos que estavam ali.

Talvez seu pensamento imediato é querer saber quem era essa pessoa, mas a verdade é que não importa quem era e sim que a situação é mais corriqueira do que parece.

original.gif

Tema de hoje: Vida de ator

Ahhh o show business!!!! Sonho de consumo de muitos, devo dizer! Onde a magia acontece, onde tudo é possível, mas muito também é orquestrado.

Se você pretende ser ator ou quer entender como este mundo funciona, é preciso que compreenda algumas coisas.

Primeiro de tudo, é preciso ter uma excelente autoestima. Sim, porque é muito difícil não se abalar com os sonoros NÃOs!

talking-about-plans-infront-somoene-not-invited.gif

Alto demais, baixo demais, beleza de menos, falta de talento, boca muito fina, voz irritante, camisa amarrotada, quase bom, talvez na próxima!

ISSO QUANDO OLHAM NA SUA CARA! Tudo é motivo para que não seja selecionado e precisa lembrar constantemente que sonhos valem a pena serem vividos. A Menina de Patins – Sonhos

Sam Heughan, por exemplo, quase desistiu da carreira. Antes de ser escolhido para ser Jamie, fez teste para participar de Game Of Thrones 07 vezes, por pouco não foi selecionado para viver Loras, mas acabou não sendo escalado.

Loras-renly-and-loras-35117381-500-250

Se você tiver a sorte de ser selecionado para o papel importante, meus parabéns! Agora existe um outro problema: A Cadeia!

Não, não é a prisão, e sim uma cadeia mesmo, literal, chamada hierarquia em que é necessário obedecer. Isso porque o ator sai do status “alguém procurando emprego” para “alguém que precisa gerar lucros”.

Simplificando, você só vale alguma coisa se gerar money. Dito isso, significa que, além de contrato – que te protege ou te prende – o ator precisa seguir uma série de políticas que são condizentes à empresa que o emprega.

Falando de modo mais claro, se você recebe 3 mil reais por um trabalho, acredite, para um agente, investidor, acionista, para o estúdio, você precisa valer muito mais do que você recebe, caso contrário, você não é um bom investimento.

giphy (1)

É logico que sucesso não é mérito apenas de atores, há toda uma equipe de pessoas envolvidas nos projetos, mas o ator é o rosto da produção. Se a produção for mal, isso vai para o seu currículo.

Você acha que os atores selecionam os projetos que vão participar? Bem, um grupo seleto sim! Brad Pitt, Angelina Jolie, Hugh Jackman, Tom Cruise, Meryl Streep são alguns dos nomes de peso que escolhem o que vão trabalhar, como vão trabalhar, negociam seus salários e tem participação nos lucros.

Mas a maioria fica presa aos termos dos estúdios. Se duvida, darei exemplos, porque sou dessas.

Vamos começar com Emily Blunt, que depois do sucesso de O Diabo Veste Prada, recebeu vários convites para muitos filmes – Inclusive para ser Viúva Negra em Homem de Ferro 2 – mas que viu oportunidades serem perdidas quando foi obrigada a participar de As Viagens de Gulliver.

Screen Shot 2018-02-28 at 8.32.04 AM

Isso porque quando assinou seu contrato para interpretar a assistente de Miranda, a Fox exigia que ela participasse de dois filmes. Não havia o que fazer e entre correr o risco de um processo pelo estúdio e perder as oportunidades estrelando um filme considerado ruim, acabou escolhendo o filme e o resultado foi o fracasso de bilheteria, mas pelo menos ela se livrou do contrato com a Fox.

f8bb5117c455b4dc826a0af2f233cb31

Assim como ela, muitos atores tentam se livrar de contratos antes de estrelar um filme, sem muito sucesso, alguns deles são Natalie Portman com Thor – Mundo Sombrio, Edward Norton com Uma Saída de Mestre, Val Kilmer com Top Gun, Channing Tatum com G.I. Joe – A Origem de Cobra, Whoopi Goldberg com Meu Amigo Dinossauro e Marlon Brando com Desirée, O Grande Amor de Napoleão.

Se isso acontece com contratos temporários, imagine com prolongados. Na escala hierárquica, atores só têm poder se eles tiverem um pouco de autoridade (como por exemplo, além de atuar, tal também é produtor dentro do projeto) um grande nome, bons advogados e souber exatamente como jogar.

chess-89380

Sim, jogar! Pode não parecer, mas isso tudo é um grande tabuleiro. Faça uma jogada errada – como ter uma desavença com um grande diretor, não fazer o que um investidor quer – e tudo irá por água abaixo.

É por isso escândalos como o de Harvey Weinstein são importantes de serem debatidos. Mostram que boa parte das vezes, a impotência sobrevém a quem menos esperamos.

BBC – O escândalo Harvey Weinstein

Screen Shot 2018-02-28 at 9.01.31 AM

Nessa podridão, não diria que as leis de Darwin se aplicariam ao contexto, até porque é necessário ser forte para continuar, mas ainda mais forte para desistir quando não consegue lutar contra a maré.

Cada um resiste como pode e não é demérito nenhum achar que o custo de viver o sonho hollywoodiano é alto demais. Aos que conseguem, sabem que as lutas são sim diárias, apesar do glamour, dos privilégios e principalmente dos estigmas. É necessário aprender a obedecer aos grandes, mesmo não concordando, mas sem que precise perder a alma no processo.

Screen Shot 2018-02-28 at 9.08.56 AM

Então, pensando nessa perspectiva de que não sabe o que está em jogo, se um ator agir de uma forma que você julga como sendo ruim, incoerente, inapropriada, pense que, caso tenha sido decisão dele, há consequências e caso não tenha sido… bem, as consequências virão de qualquer forma, mas ainda assim, trate-os com respeito.

Há tantas coisas envolvidas, tantos fatores a serem considerados, tantas camadas não expostas que esquecemos que suas vidas privadas não são suas vidas públicas. Você não sabe se o mesmo está imensamente feliz ou quantas vezes ele respira fundo para sair da cama.

Não sabe se está num dia ruim ou num dia bom, não sabe se ele escolheu estar ali por prazer ou se não escolheu, mas está por obrigação. Não sabe se está enfrentando objeções por tentar ser o que é em sua essência.

Quando for tratar da vida de outra pessoa, coloque-se no lugar dela, antes de exigir qualquer coisa, antes de falar qualquer coisa, antes de expressar seus sentimentos.

Acima de tudo, pense no seguinte:

se puder escolher entre tornar o dia de alguém miserável e colocar um sorriso no seu rosto, escolha aquele que causará menos estragos e talvez …

talvez possamos diminuir as adversidades dos males da vida.

27485159_1730639223655314_1496802099_o

 

#PayMyTherapy

#PayMyCaipirinha

cropped-cropped-25035262_1679610975424806_2094327659_o.png

#AMeninaDePatins

Anúncios

4 comentários sobre “A Menina de Patins – Vida de Ator

  1. MARAVILHOSAS!!!!! Virando fã-de-carteirinha da(s) redatora(s) desses textos. Nível de consciência, informação, redação, qualidade do trabalho final acima de qualquer suspeita… TUDO isso e mais algum adjetivo que agora não consigo lembrar. Parabéns por mais um trabalho de qualidade inquestionável!

    Curtir

  2. Ótimo texto! Sou fã de voces…
    Porém ainda fica uma dúvida …se o mundo cinematográfico, pensa primeiro em dinheiro como deixaram o SAM HEUGHAN de fora de todas as aparições recentes? A Caitriona tem sido indicada ou a ganhadora de vários prêmios e nem o nome do co- star ela cita mais.
    Ao meu entender o casal Sam and Cait, nos últimos tempos, era o que havia de mais inovador…Lindos, elegantes, bem humorados, felizes…qualquer aparição milhões de visualizações, postagens, vendas…dava prazer ver tanta harmonia! E de uma hora pra outra, tudo ficou sério.
    Tiraram o Sam da roda e até noiva a Cait ficou…
    Será que terá uma 5ª temporada?
    Mataram a espontaneidade que tinha o casal de atores ou faz parte do jogo sujo da vida por trás das câmeras?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s